E no post de hoje: Temuco
OBS: Como a Guerra de Temuco, foi algo muito importante, Temuco será dividida em 2 post, este, que fala da cidade e o de amanhã que conta um pouco da história da Guerra.
Fundada em 24 de fevereiro de 1881, em um cenário privilegiado, rodeada pelos rios Cautín e Ñielol. Foi fundada pelo ministro Manuel Recabarren que criou
Fort Recabarren ou Temuco, composto do Exército e de imigrantes espanhóis. Temuco tinha as suas origens nas características de um campo (
Fort Recabarren), que foi cercada pelos mapuches em constante "
Malone" (rápida e ataques em massa) com o qual destrói tudo no seu caminho, levando as mulheres, animais, alimentos e assassinando aos "
huincas" (estrangeiros). Tudo isto no que é agora centro da capital regional. O grande e variado grupo de homens e mulheres que tinham a tarefa de levantar a cidade, nunca imaginaram o dramático crescimento de Temuco. A cidade nasceu como resultado de uma missão militar no quadro estratégico do chamado Pacificação da Araucania que os índios expulsos de suas terras ancestrais e da República foi capaz de alargar ao sul do rio Bío Bío. Pouco tempo após o 15 de abril de 1888, foi eleito para as autoridades que formaram o primeiro Conselho, que incluía como prefeito José del Rosario Muñoz. O rápido crescimento da pop
ulação de Temuco pôde ser visto no início dos anos 1890,um censo de 1895 forneceu uma população de 7.708 pessoas e da criação da província de Cautín, quando se tornou capital Temuco, este número aumentou para 16.037 habitantes. A cidade de Temuco, foi elaborado pelo engenheiro alemão Teodoro Schmidt Weichsel. Temuco, em 1893 e tinha 10.000 habitantes e ferroviário. Em 1910 recebeu vários bancos, sete jornais (um em alemão), hotéis, cervejaria, casinos, etc. Os habitantes, em sua maioria colonos europeus, atraídos pelo sub-divisões de terras e de grandes obras de expansão do transporte ferroviário.
Sua infra-estrutura e sua arquitetura moderna e centros comerciais definem a cidae como uma importante cidade no sul. Aqui você pode encontrar universidades, como a Universidad de la Frontera, Universidad Católica de Temuco, Universidad Autónoma de Chile (ex-Autonoma del Sur), Universidad Mayor, e muitos outros. Entre suas atrações é o Río Ñielol, o único monumento de um quarteirão, o Museu araucano, o Museu Nacional Ferroviário Pablo Neruda, Germán Becker Estádio Parque Municipal, Avenida Alemanha, com grandes shoppings, edifícios residenciais, restaurantes e os novos jogos lançados em Janeiro de 2009. Temuco tem uma equipe de futebol que joga na terceira divisão: Deportes Temuco. O elenco alviverde realiza seus campeonatos locais no Estadio Municipal Germán Becker (por voltar a renovação, a 05 de nov. De 2008), a atual sub-sede da Women's World Cup U-20 World Cup Soccer 2008.
Alguns Lugares para se Visitar em Temuco:
Mercado Central Municipal: Lugar cheio de cultura e sabores do sul do chile, se você tiver sorte também encontrará Mapuches tocando trutura e pifilka. O mercado central é muito conhecido e é de fácil localização, já que se encontra ao lado da rodoviária. Se você tiver um tempinho e dinheiro sobrando é realmente uma ótima pedida, edificilmente você sairá de lá sem ter comprado alguma coisa.
Plaza de Armas Aníbal Pinto: Muito bonita e florida, a Plaza de Armas trás tranquilidade e sossego em meio a uma cidade em pleno desenvolvimento. Leve uma máquina pois com certeza terá belas paisagens para tirar guardar de recordação.
Museu Ferroviário Pablo Neruda: O trem foi muito impo
rtante para o desenvolvimento
economico da região, por isso foi criado o museu ferroviário. Ele é tão moderno que quem não tiver dinheiro para ir até lá pode fazer um pequeno tour virtual através do site:
http://www.museoferroviariotemuco.cl/ .
Recomendo, é muito bonito e tem a narração do próprio Pablo Neruda.
Fotos tiradas dos sites: http://www.wikipedia.com.cl/ ; www.interpatagonia.com, este inclusive recomendo para quem quiser, são imagens lindas da região da Patagonia que dispensam qualquer legenda...
0 comentários:
Postar um comentário
Depois da empanada, da cueca e do vinho, comente aqui...